07:06
Aracaju, 20 de setembro de 2014
 
Sono e TDAH

Distúrbios do Sono e Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade

Psicóloga Célia Vieira

 

          O Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) é um transtorno neurobiológico, ou seja, é uma doença causada por alterações no funcionamento de uma parte do cérebro, de causas genéticas, que aparece na infância (estima-se que de 3 a 5% das crianças brasileiras em idade escolar são portadoras de TDAH) e, em muitos casos, se mantém até a idade adulta. A desatenção, inquietude e impulsividade são os principais sintomas desse transtorno, daí a associação que se faz entre TDAH e dificuldades na escola e no relacionamento com outras crianças, pais e professores. Muitas pessoas não valorizam a importância dos sintomas do TDAH, o que leva a um grande sofrimento por parte de seus portadores, atrasando o início do seu tratamento.

          Apesar de não fazer parte dos critérios diagnósticos para essa doença, problemas no sono é uma queixa muito comum nos pacientes com TDAH. Diante disso, com o aumento das pesquisas em distúrbios do sono, nos últimos anos, muitos estudos têm sido feitos buscando alguma possível correlação entre os Distúrbios do Sono e o TDAH. É interessante observar que essa relação ocorre em diversos âmbitos: alguns distúrbios do sono geram sintomas que são parecidos com os da TDAH, podendo até a dificultar um diagnóstico adequado; o próprio tratamento da TDAH pode gerar ou piorar dificuldades para dormir; alguns transtornos do sono são mais comuns em pacientes com TDAH, sugerindo semelhanças em suas causas; distúrbios do sono podem exacerbar os sintomas da própria TDAH. Vejamos alguns exemplos:

          O principal sintoma dos Distúrbios do Sono em crianças não é a sonolência excessiva diurna, como acontece nos adultos. Quando têm um sono de má qualidade, as crianças costumam ficar mais agitadas, impacientes, apresentam comportamentos agressivos, desatenção e, conseqüentemente, dificuldades de aprendizagem, sintomas estes que podem ser confundidos com manifestações da TDAH, levando a um diagnóstico inadequado. Alguns estudos com crianças que apresentavam Distúrbios Respiratórios do Sono, por exemplo, mostraram que, após o tratamento específico para essa doença, os sintomas comportamentais desapareceram completamente ou reduziram sua intensidade de forma importante.

          A Síndrome das Pernas Inquietas (SPI) é um distúrbio do sono que se caracteriza por uma urgência em movimentar as pernas, devido a um desconforto, que aparece no final do dia, quando a pessoa está em repouso (sentada ou deitada). Pesquisas demonstram que é comum crianças com TDAH também apresentarem SPI e, apesar de ainda não ter sido bem estabelecida por que isso ocorre, alguns estudiosos da área defendem que as duas doenças estão relacionadas com o mesmo mecanismo fisiológico, já que o medicamento usado para tratar a SPI, por exemplo, também leva a melhoras nos sintomas do TDAH.

          Observa-se, também, que alguns medicamentos utilizados no tratamento do TDAH podem interferir na qualidade do sono, bem como um sono de má qualidade pode contribuir para a piora dos sintomas causados pelo TDAH.

          Diante de tudo isso, mesmo que os estudos ainda não tenham chegado a conclusões exatas sobre a relação entre alterações no sono e TDAH, o conhecimento existente já é suficiente para se afirmar que é muito importante que se avalie a qualidade do sono da criança durante sua investigação diagnóstica. Caso haja suspeita da presença de um distúrbio do sono, deve-se procurar profissional especializado, para que seja feito o tratamento adequado, a fim de se eliminar os sintomas para, assim, poder ter um quadro mais claro em relação à presença e gravidade dos sintomas relativos à TDAH e estabelecer o tratamento mais adequado, com melhores resultados.

(Foto de Michelle Meiklejohn)

 

          Se você quer saber mais sobre esse tema, pode acessar algumas das fontes onde foram obtidas as informações para a elaboração desse texto:

» Leia mais...
Síndrome das Pernas Inquietas
 
 

Célia Maria A. Machado Vieira
Clínica Oral Clin
Rua Construtor João Alves, 209 - Sala 103
Bairro Salgado Filho - Aracaju/SE
Telefones: (79) 3211 6277 / 9906 8363

© 2010 Sono Melhor / Célia Vieira. Todos os direitos reservados.